Paulo Santos
Director artístico
Encenador
A Décadas de Sonho com a designação atual surge 2012.
Contudo a nossa aventura e crescimento começa em 2003 no Monte do Coteiro em Mozelos. Começamos em nome individual, mas usando o nome Desporpark. Construímos uma pista sintética de ski e Snowboard e criamos o Snowboard Clube de Mozelos.
Como Associação do concelho de Santa Maria da Feira fomos convidados a participar na Viagem Medieval pelo professor Ricardo Morgado que na altura fazia parte do Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
E é aqui que tudo começa.
Começamos por fazer tiro com arco na Viagem Medieval para o público em geral. Num segundo ano além do Tiro com Arco para o público, começamos a organizar um torneio para os melhores atiradores do público, onde conheço o João Ideias e o Ricardo Henriques que inclusivamente mais tarde vêm a participar nos espetáculos de grande formato.
Mas a nossa ideia, já era a organização e participação em grandes espetáculos.
O caminho fez-se caminhando. Primeiro fizemos durante alguns anos um torneio de arqueiros ao qual a organização chamou de: Torneio do Mestre Arqueiro. No terceiro decidimos que o Torneio do Mestre Arqueiro poderia ser ao mesmo tempo um espetáculo.
Começamos então a fazer um pequeno espetáculo que incluía um torneio de arqueiros. Foi um sucesso e uma rampa de lançamento.
Em 2011, cai na programação da Viagem Medieval o Torneio do Mestre Arqueiro. A organização desafia-nos com um projeto com um pequeno orçamento para fazermos um espetáculo em frente ao Castelo de Santa Maria da Feira. O nome do espetáculo foi: PELEJA.
E com tão pouco orçamento fizemos muito. Aliás! Investimos mais de 5 vezes o orçamento que tivemos no espetáculo. Quisemos fazer um com muita qualidade. Quisemos mostrar serviço e não olhamos a despesas.
E valeu a pena. Pois logo no ano a seguir em 2012, somos convidados pela organização, a assumir o espetáculo principal de grande formato militar da Viagem Medieval.
O espetáculo chamou-se: A INVESTIDA. E que investida. Começamos com este espetáculo em 2012. De 2012 a 2019 conseguimos supera-nos todos os anos. 2020 foi o interregno por causa da pandemia e já trabalhamos para 2021.
Em 2011 fizemos na outrora Terra dos Sonhos e hoje Perlim, a nossa estreia no teatro infantil. E ainda continuamos até 2021 uns anos com piratas outros com Cowboys.
Em 2015 somos responsáveis pelo espetáculo comemorativo da classificação de Elvas como Património Mundial.
Em 2016 fomos responsáveis pelo espetáculo comemorativo das 20 edições da Viagem Medieval.
A partir de 2012, já não fazia sentido a nossa existência como clube de Snowboard e também como associação. O nosso crescimento no teatro, na recreação histórica e nos espetáculos temáticos foi vertiginoso. Que tivemos de nos profissionalizar e constituir uma empresa.
E surge a Décadas de Sonho.
E a Décadas de Sonho proporcionou-nos uma vida diferente.
Segundo Confúcio, um pensador e filósofo chinês: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.”
Director artístico
Encenador
Direção Geral e Financeira
Produção e secretariado
Coreografa
Ator e produção técnica
Gestão de equipamento e produção de eventos
Cenografia, produção de equipamentos